Ideias Incontidas promove encontro com escritora mineira

terça-feira, 26 de junho de 2012

O projeto de formação cultural com foco em literatura, Ideias Incontidas, apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto Algar, realizado pelo EMCANTAR, em parceria com o Programa Algar Transforma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, vai realizar nos dias 26 e 28 de junho um bate-papo cultural entre os participantes do Projeto e a escritora, Cleusa Bernardes.
A escritora e poetisa mineira vive em Uberlândia desde 2006 e, entre suas publicações, estão: "Colar de Contas", "Filosofia de Boteco" e o lançamento, "Djanira na Janela e outros poemas". Dona Cleusa, como é chamada pelos conhecidos, também é professora de português, revisora de textos, designer de moda da grife Goma e uma das coordenadoras do grupo de bordadeiras, Flor de Chita. Além de ter seus poemas expostos no projeto Arte no Ônibus, em Uberlândia, alguns de seus textos também foram musicados e gravados pelo EMCANTAR, nos álbuns EMCANTAR (1999), Mutirão (2003) e Parangolé (2009).


Segundo Ana Lopez, artista-educadora do EMCANTAR e coordenadora das oficinas do Ideias Incontidas, o encontro com escritores faz parte das atividades promovidas pelo Projeto, que tem como principal objetivo estimular a leitura e a produção de textos com crianças e adolescentes de escolas da rede pública de Uberlândia. "O objetivo do bate-papo é ampliar o repertório cultural dos alunos para a produção de textos literários. Essas atividades possibilitam a produção de textos com qualidade, os quais já estão sendo editados e farão parte do segundo livro publicado por eles", conta Lopez.
No fim de 2011, foi lançado o primeiro livro do Projeto, chamado Ideias Incontidas, que contou, em Uberlândia, com a presença ilustre do escritor, Pedro Bandeira, hoje o mais vendido no Brasil na categoria literatura infanto-juvenil.Alguns dos textos produzidos neste ano pelos alunos podem ser conferidos aqui no blog.

0 comentários:

Postar um comentário