sexta-feira, 15 de maio de 2015

desenhando o fOLCLORE


No dia 05 de maio, recebemos uma visita super especial em uma de nossas turmas de criação literária, para o primeiro workshop de ilustração do ano. Pablo Mendonça (arte-educador, músico e ilustrador do grupo Emcantar) foi o responsável pela oficina, durante a qual pudemos conhecer histórias sobre dois personagens do Folclore brasileiro (a Cuca e a Mula-sem-cabeça), além de termos exercitado técnicas para colorir. O trabalho deu continuidade a uma sequência de atividades relacionadas ao Folclore, que contou com brincadeiras e "contação de casos", a respeito de figuras como: o Saci-Pererê, o Lobisomem, a Iara e o Curupira. O tema foi muito estimulante para a turma, que se divertiu em ouvir e narrar histórias, com a cara do nosso povo.




Sobre o assunto, recomendamos a leitura do "Armazém do Folclore", de Ricardo Azevedo, que nos inspirou a começar esse trabalho. Confira abaixo a sinopse da obra:
 
"Riquíssimo depósito de conhecimento humano a respeito da vida e do mundo...", assim Ricardo Azevedo resume o universo de contos, ditados, quadras, brincadeiras com palavras, adivinhas e outras manifestações da cultura do povo brasileiro, a fonte e a raiz de todos os textos do Armazém do Folclore. Com linguagem transparente e iconográfica de rara beleza, este livro dá continuidade ao trabalho de pesquisa que Ricardo vem desenvolvendo desde 1986 e que culminou com o sucesso da obra Meu livro do Folclore.

0 comentários:

Postar um comentário