Histórias da vida... tradição oral... Segundo Passeio Cultural do Projeto

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Participantes de projetos culturais conhecem a Escola de Samba Tabajara

Será um dia especial para conhecer um pouco da história artística e cultural do Bairro Patrimônio, um dos mais antigos de Uberlândia.

Bairro Patrimônio é uma referência em Uberlândia nas tradições culturais afrodescendentes. Seus moradores destacam-se principalmente na música e na dança. Como resultado, a escola de samba do bairro Tabajara Sociedade Recreativa possui o maior número de vitórias nos carnavais da cidade.

E, é um pouco da tradição e história da escola de samba e deste bairro, um dos mais antigos bairros da cidade, que as crianças e os adolescentes que participam dos projetos de formação cultural do EMCANTAR vão conhecer nesta terça-feira, dia 5 de novembro. Visita ao Terreirão do Samba será organizada em dois períodos: das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h, para atender maior número de participantes de três projetos: Ideias Incontidas; Olho Portátil; Oficinas de Canto, Teatro e Percussão.

“Neste encontro, eles conhecerão a história da Tabajara e do bairro Patrimônio contada por um dos fundadores da escola, coordenador da Velha Guarda, mestre Bolim, e também por outros integrantes da Tabajara. Com certeza será um momento de aprendizado para todas estas crianças e adolescentes”, afirma a coordenadora pedagógica dos projetos, Ana Carolina Ferreira.

“A contação de histórias é uma atividade muito interessante para participantes do projeto Ideias Incontidas, pois eles estão preparando um livro. Por meio desse bate-papo, irão conhecer a história da cidade e produzir textos escritos e orais sobre as histórias de vida dos moradores”, explica Ana Lopez, arte-educadora do EMCANTAR.



Segundo Aline Miguel, mais do que histórias, este passeio cultural oferecerá aos integrantes do projeto Olho Portátil o acesso à cultura imaterial de Uberlândia, por meio de histórias e manifestações artísticas de um grupo cultural que se expressa há quase 60 anos na festa do Carnaval. “Todo esse material e experiência servirão também para que os participantes aprendam e produzam documentário em vídeo”, declara oficineira do EMCANTAR.


“Aproveitando toda experiência artística e cultural destes moradores, nosso objetivo é propiciar o encontro entre os participantes do Canto, Teatro e Percussão e os artistas populares integrantes da Tabajara com intuito de estimular a vivência artística e a percepção de elementos estéticos que compõem um espetáculo”, justifica Viviane Rodrigues, artista-educadora do projeto que integra linguagens artísticas.


Ao final do encontro está programada vivência de uma música da Tabajara em conjunto entre ritmistas da escola e participantes dos projetos do EMCANTAR.

Fonte: Ciclo Assessoria de Imprensa
Fotos: Douglas Luzz

0 comentários:

Postar um comentário