Pedro Bandeira em Uberlândia: a palestra para a comunidade

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Finalizando a passagem pela cidade, Pedro ministrou uma palestra para toda a comunidade do auditório da CDL

No dia 24 de novembro, a passagem de Pedro Bandeira por Uberlândia (saiba mais lendo esta notícia) se dividiu em três momentos: bate-papo com o grupo EMCANTAR pela manhã; encontro com as crianças e adolescentes integrantes do projeto Ideias Incontidas à tarde; e palestra recheada de apresentações musicais, aberta a toda comunidade, pela noite.


Palestra para a comunidade no Auditório da CDL

O terceiro episódio da vinda de Pedro Bandeira a Uberlândia se deu no Auditório da CDL. A palestra do escritor foi antecedida pela apresentação de Daniela Borela, que acomodou os presentes com sua doce MPB, recheada de samba e ritmos regionalistas, pontuada por uma técnica vocal de cair o queixo. O show contou com a participação de Ênio Bernardes, integrante do EMCANTAR, no violão, Jack Will na bateria e Xande Tannus no baixo.

A plateia, ansiosa pela palestra de Pedro Bandeira, era mista. Pais, crianças, estudantes, comunicadores, agentes culturais, idosos, estavam todos presentes. A diversidade de público confirmava a abrangência e o poder de alcance das obras de Pedro Bandeira. Mas isso não foi uma dificuldade para o escritor. Experiente no ofício e acostumado a viajar o país para falar sobre o seu trabalho, Pedro Bandeira manteve o público na mão durante saborosas duas horas de palestra.

Basicamente, Pedro discorreu sobre educação. Revisitou a história de "descobrimento" do Brasil, traçou um panorama sobre a situação da educação brasileira, comentou sobre o sistema de ensino nacional em alguns pontos, sem deixar de enaltecê-lo em outros. Falou da importância da coexistência de grupos como o EMCANTAR e o projeto Ideias Incontidas, elogiou as iniciativas culturais de Uberlândia, demonstrou uma identificação imensa para com o interior de Minas Gerais.

Fim da palestra, embalados pelo carismático e emblemático show de Luiz Salgado, os presentes puderam se deliciar não só com um saboroso lanche, mas também com as obras de Pedro Bandeira, quase todas dispostas à venda em banquinha especial do lado de fora do auditório. Os produtos do EMCANTAR também estavam à disposição - tanto os álbuns quanto os informativos dos projetos produzidos ao longo do ano. Os CDs de Daniela Borela e Luiz Salgado também estavam na banquinha. Para finalizar, cada presente tinha direito a pegar um exemplar do livro Ideias Incontidas também, e mergulhar nas histórias que os jovens do setor leste de Uberlândia criaram durante todo o ano.

E dessa forma chega ao fim a passagem de Pedro Bandeira a Uberlândia. Agora conhecendo o "prazer em cantar" e prestigiando um produto tão fiel às bases do grupo como o livro "Ideias Incontidas", o escritor volta a São Paulo um pouco mais faminto por cultura e mais estimulado pela difusão da arte e da leitura como mecanismos eficientes para uma mudança positiva no mundo.

0 comentários:

Postar um comentário