Pedro Bandeira em Uberlândia: encontro com Ideias Incontidas

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Os participantes do projeto Ideias Incontidas também puderam trocar ideias com Pedro Bandeira

No dia 24 de novembro, a passagem de Pedro Bandeira por Uberlândia (saiba mais lendo esta notícia) se dividiu em três momentos: bate-papo com o grupo EMCANTAR pela manhã; encontro com as crianças e adolescentes integrantes do projeto Ideias Incontidas à tarde; e palestra recheada de apresentações musicais, aberta a toda comunidade, pela noite.


Encontro com projeto Ideias Incontidas

À tarde, por volta das 15h, os jovens escritores do Ideias Incontidas brindaram o lançamento de seu primeiro livro com outro escritor, este mais experiente e com novas histórias para contar. Pedro Bandeira voltou à sede do Programa Algar Transforma para ouvir o que as crianças e adolescentes do projeto tinham a contar sobre a sua primeira obra, e também para compartilhar algumas de suas aventuras e conquistas como escritor.

A curiosidade saltava aos olhos dos participantes. Perguntas transparecendo admiração, respeito e empolgação com o ser-escritor não paravam de surgir. "Qual livro você mais gostou?" Pedro Bandeira respondeu Dom Quixote. "Com quantos anos você começou a escrever?", "Sua família te apoiou?", "Qual foi o seu primeiro livro?" Os participantes tinham selecionado algumas perguntas antes do encontro e outras foram surgindo no momento da conversa.

Entre uma e outra resposta às perguntas do público, Pedro Bandeira aproveitava deixas para disparar mensagens de estímulo. "Tudo aquilo que a gente faz tem que ser com vontade. Eu comecei como jornalista, sempre gostei muito de me comunicar, mas foi escrevendo livros que eu me senti mais realizado como pessoa. É preciso seguir nosso coração", dizia, mantendo um tom de voz alegre, às vezes debochado, engraçado, mas sempre sincero.

"Quais livros você vendeu mais?", perguntaram. "A Droga da Obediência, Mistério da Feiurinha, A Marca de uma Lágrima", respondia Pedro, emendando a história da adaptação de "Mistério da Feiurinha" pela Xuxa nos cinemas brasileiros. As crianças, inclusive, se mostraram extremamente impressionadas com esse episódio.

O encontro se sucedeu com a fala de Cleusa Bernardes, escritora que acompanhou toda a trajetória de surgimento e crescimento do EMCANTAR e que foi convidada a prefaciar o livro Ideias Incontidas. Pelo carisma e pelo tratamento com os presentes, dona Cleusa falava e era ouvida como uma vovó querida, bastante envolvida com o produto que era lançado, emocionando-se a cada palavra entoada.

Passados os momentos de conversa, o encontro seguiu com um delicioso lanche. Pedro, então, foi descansar e se preparar para mais um momento de comemoração do lançamento do "Ideias Incontidas", às 18h30, no auditório da CDL.

Leia mais:

1 comentários:

Anônimo disse...

EU ACHEI MUITO LEGAU ESSA HISTORIA MUITO ENPORTANTE PORISSO QUE EU LI FIM BRENA CAROLINA

Postar um comentário