Lançamento do Livro Ideias Incontidas traz para Uberlândia o escritor Pedro Bandeira

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Evento, que contará com palestra, apresentações, sessão de autógrafos e roda de conversas, acontecerá no dia 24 e terá entrada franca


Escritor de literatura juvenil mais vendido no Brasil, Pedro Bandeira tem, entre seus 77 títulos publicados, clássicos, como "A Droga da Obediência" - 1,5 milhão de exemplares vendidos até 2010, e "O fantástico mistério de Feiurinha", vencedor do Prêmio Jabuti de 1986. Especialista em letramento e técnicas especiais de leitura, o autor profere conferências em todo o País e, no próximo dia 24, estará em Uberlândia para o lançamento do livro Ideias Incontidas, resultado do trabalho de crianças e adolescentes alunos do ensino fundamental da periferia de Uberlândia – MG.

O livro é produto do Projeto Ideias Incontidas, que vem acontecendo ao logo do ano em oficinas semanais realizadas pela Associação EMCANTAR e pelo Instituto Algar, em parceria com o Programa Algar Transforma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

De acordo com a coordenadora das oficinas, Ana Lopez, as atividades do projeto estão fundadas na experiência e criação literárias, e os principais resultados, que são a publicação das produções textuais em um livro e na internet, serão apresentados à comunidade no dia 24 com a presença do escritor, Pedro Bandeira. “Os princípios norteadores do trabalho de formação com arte realizados pelo EMCANTAR são o encantamento como visão de mundo, o potencial para a arte, a arte no dia-a-dia, o senso de pertencimento, o fazer artístico como um princípio de inclusão, a ampliação do repertório cultural e o desenvolvimento da capacidade de comunicação, expressão e criação”, acrescenta Ana Lopez, que é também artista-educadora do EMCANTAR, associação que, em 2011, completa 15 anos de atuação nas áreas de cultura, educação e meio ambiente.


Lançamento do Livro

Para o lançamento do livro Ideias Incontidas, estão previstas várias atividades. Entre 9h e 11h, haverá uma roda de conversas para troca de experiências entre o escritor convidado e os realizadores do Projeto.

A partir das 14h30 até 16h, haverá um bate-papo entre escritores. Esta atividade é voltada para os participantes do Projeto Ideias Incontidas - os escritores do livro que está sendo lançado. “Para essas crianças e adolescentes, esse momento se configura como uma grande oportunidade e também como forma de reconhecimento pelo trabalho de superação realizado. É a hora de conhecer bem de perto um escritor que fez parte da formação deles e influenciou no processo da produção de uma obra literária, fato que foi desafiador e o resultado aumentou grandemente a auto-estima dos participantes, bem como suas habilidades ligadas à leitura e à escrita”, afirma Ana Lopez.

Das 19h às 22h, haverá a palestra de Pedro Bandeira aberta à comunidade em geral e o lançamento oficial do livro Ideias Incontidas no auditório da CDL Convenções & Eventos. O evento contemplará ainda apresentações de Daniela Borela e Luiz Salgado e uma sessão simbólica de autógrafos. “A ideia é promover uma ação de formação de qualidade e acessível para os interessados (professores, familiares, artistas, estudantes, empresários etc.)”, diz a coordenadora das oficinas do Projeto.

De acordo com Pedro Bandeira, a palestra “Como conquistar o aluno que não gosta de ler” dura cerca de uma hora e meia. “É uma palestra alegre, descontraída, cheia de dicas fáceis para que se faça o diagnóstico dos alunos que não conseguiram atingir o pleno letramento, e para que se possa lidar com essa dificuldade, ajudando-os a recuperarem-se”, adianta o escritor.


Sobre o Instituto Algar

A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São 3 programas sociais que juntos chegam a 10 cidades, 108 escolas, 10,8 mil alunos e 492 educadores e a participação voluntária de 436 associados da Algar.


Mais informações


0 comentários:

Postar um comentário