Ideias Incontidas no Alvorada Cultural

quinta-feira, 12 de julho de 2012


Os participantes do projeto Ideias Incontidas finalizaram o 1°semestre de 2012 com o correio poeticamente elegante, proporcionando ao público do Alvorada Cultural, a oportunidade de trocar bilhetes durante todo o evento com pais, amigos e até mesmo com a paquera. O correio teve direito a anúncio e declamação no microfone.
 

Imprensa 

Fábio, um dos participantes do Ideias Incontidas foi quem fez a cobertura jornalística formando equipe  com o menino Matheus participante do projeto Olho Portátil.
Fábio entrevistou os grupos que no palco se apresentaram dando vida para a Imprensa Ideias Incontidas que voltará com força na próxima edição do Alvorada Cultural.


Finalizado as atividades deste semestre a turminha sai de férias para renovar as ideias incontidas, e aguardar ansiosamente o retorno das oficinas de literatura.

1º Encontro do Clube da Correspondência

quinta-feira, 5 de julho de 2012

O Clube da correspondência é uma das formas encontradas de propiciar aos participantes do projeto Ideias Incontidas o contato efetivo e prazeroso com a escrita por meio da troca de cartas entre as crianças e os voluntários do Instituto Algar.  

Durante o  1°semestre, os correspondentes escreveram sobre sonhos, família, trabalho e escola, gostos e lugar onde moram. Também trocaram segredos e imaginaram como poderia ser o amigo com o qual estavam se correspondendo.

Pela manhã de hoje, eles finalmente se conheceram pessoalmente no 1º Encontro Presencial do Clube da Correspondência, que aconteceu na Holding do Instituto Algar.  Na abertura do evento, uma apresentação das crianças do projeto Parangolé com Crianças com canções populares e divertidos arranjos musicais criados pelas próprias crianças.

Em seguida, os voluntários e as crianças conheceram uma nova versão da tradicional história oral de A Dona Baratinha, contada de forma muito engraçada por um narrador que constantemente era interrompido pela Dona Barata, cansada e indignada com as situações de difamação e incoerência com seus atuais e modernos hábitos de vida. 

Dona Baratinha e o Senhor Narrador

Parangolé com Crianças
A manhã foi finalizada com fotos e um lanche, um momento em que as crianças e seus correspondentes se sentiram bem a vontade.

Durante o segundo semestre, eles trocarão mais cartas e, ao final do ano, eles se encontrarão novamente.


Bruna Salvina e Luiz Alberto Garcia
Ai eu queria que a minha amiga da carta fosse minha mãe! (Jully Emyli Nunes Dias)